INFORMAÇÃO SUMÁRIA

Padroeiro: S. Paio.

Habitantes: 360 habitantes (I.N.E.2011) e 419 eleitores em 05-06-2011.

Actividades económicas: Agricultura.

Festas e romarias: S. Paio ( 1 de Julho), S. Sebastião (20 de Janeiro), Senhora da Conceição e Senhora do Rosário.

Património cultural e edificado: lgreja Paroquial, Casas da Igreja, do Reguengo de Cima, do Reguengo de Baixo  e da Breia.

Outros locais de interesse turístico: Cais do Carregadouro e Praia Fluvial.

Artesanato: Tecelagem e bordados.

ASPECTOS GEOGRÁFICOS

Nas terras férteis do Vale do Lima, e ocupando uma área de cerca de 176 ha, encontramos esta freguesia que se encontra à margem direita do Rio Lima. Neste rio, está o cais do Carregadouro, outrora ponto de passagem para a outra margem. Cais que foi de extrema importância para a economia desta região. Aí se fazia por barco, a passagem de mercadorias e pessoas para a Freguesia de Gandra, pertencente ao Concelho de Ponte de Lima.

A estabelecer os limites de Jolda – S. Paio, estão as seguintes freguesias: a norte e a poente a Freguesia de Jolda – Madalena; a sul, o rio Lima com a Freguesia de Gandra do Concelho de Ponte de Lima na outra margem e a nascente a Freguesia de Padreiro – Salvador do concelho dos Arcos de Valdevez.

Esta freguesia desde sempre tem a sua economia assente na agricultura, sempre com a sua terra a ser rasgada por arados ou charruas e outros instrumentos a prepararem a terra com vistas à produção agrícola, seja nos sentido do sistema de alimentação ou da produção de linho para a confecção artesanal de peças de vestuários adornos e outros.

RESENHA HISTÓRICA

A história desta freguesia remonta para além de 1258, isto porque já nesse ano nas listas das igrejas situadas no território de Entre Lima e Minho, elaborada por ocasião das Inquirições de D. Afonso III, é citada como uma das igrejas do bispado de Tui. Era do padroado real.

Em 1320, no catálogo das mesmas igrejas, mandado organizar pelo rei D. Dinis, para o pagamento de taxa, S. Paio de Jolda foi taxada em 30 libras.Em 1546, no registo da avaliação dos benefícios eclesiásticos que compunham a comarca de Valença, Jolda (S. Paio) encontrava-se anexa a Jolda (Madalena). Em conjunto com esta rendia 60 mil réis.

Américo Costa descreve-a como abadia da apresentação dos viscondes de Vila Nova de Cerveira.

Em termos administrativos, a Freguesia de S. Paio de Jolda pertenceu, em 1839, à comarca de Ponte de Lima e, em 1852, à comarca de Arcos de Valdevez.

( Fontes consultadas: Dicionário Enciclopédico das Freguesias, Inventário Colectivo dos Arquivos Paroquiais vol. II Norte Arquivos Nacionais/Torre do Tombo e Freguesias Autarcas do Século XXI).

Jolda S. Paio no Facebook
258084710
juntafjoldaspaio@gmail.com
 
Últimas Notícias
TAGS POPULARES

facebook

facebook

facebook

Tempo em Arcos de Valdevez